Quem foi o grande "Pai da Genética"?
Bem-vindos de volta ao nosso pequeno mundo da ciência,
Mendel viveu mais de metade da sua infância na quinta, que pertencia à sua família, onde tinha o costume, desde pequeno, de observar as plantas que lá existiam. Durante todo o seu tempo escolar, destacou-se muito positivamente o que viria a compensar muito o esforço financeiro que os seus pais tinham realizado para este puder estudar. O facto de se demonstrar um aluno notável, levou a que a sua família o convencesse a seguir os estudos superiores e, mais tarde, aos 21 anos entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho.
Entre os anos de 1851 e 1853, estudou História Natural na Universidade de Viena, neste curso adquiriu vários conhecimentos, que mais tarde viriam a ser importantes para o desenvolvimento das suas teorias. Johann Mendel alterou o seu nome, quando ingressou na ordem religiosa dos agostinianos, escolhendo o nome Gregor e ficando, assim, a ser mundialmente conhecido. Em 1847 foi ordenado sacerdote.
No fim de toda esta experiência, Mendel quis ser professor de ciências naturais, contudo teve um mau desempenho nos exames. Apesar, deste mau sucesso, nunca desistiu das ciências, começando por estudar meteorologia e as abelhas, começou a cultivar plantas tendo produzido novas variedades de maçãs e peras.
Entre 1856 e 1865, realizou diversas experiências com ervilhas. Com isto tinha o objetivo de estudar e entender, como eram transmitidas as características hereditárias de pais para filhos. Para estes estudos utilizou diversas variedades de ervilhas, o que lhe permitiu assim ter uma oportunidade de comparar: a variedade que produzia sementes verdes com a variedade que produzia sementes amarelas; a variedade que produzia sementes lisas com a que produzia sementes rugosas; a variedade que produzia flores púrpura das que produzem flores brancas.
Nos seus últimos anos de vida, existiram complicações, principalmente, o facto dos trabalhos no mosteiro impediram-no de se dedicar apenas à ciência. Contudo, também se sentia mal, porque as suas descobertas e investigações não tinham nenhum reconhecimento a nível da ciência e da sociedade. Atualmente, Mendel é conhecido como o “Pai da Genética”, ou seja, uma das figuras mais importantes no mundo da ciência.
Gregor morreu a 6 de janeiro de 1884, em Brunn. Após o seu falecimento, no mosteiro onde viveu foi construído uma estátua em sua homenagem.
Espero que tenham gostado de descobrir um pouco da vida do nosso "Pai da Genética".
Fiquem atentos ao nosso próximo post:)
Filipa Correia, 12ªA
Comentários
Enviar um comentário